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paulo
2021/02/25 10:17 AM
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Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 25
1. Pergunta
4 pontos
Como se chama a ação de prender (ou amarrar) uma embarcação a um cais ou trapiche?
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Neste caso diz-se que a embarcação está atracada. A atracação pode ser a um cais, trapiche ou a outra embarcação que esteja atracada. Neste último caso, diz-se que a atracação foi a contrabordo.
Incorreto
Errado: Neste caso diz-se que a embarcação está atracada. A atracação pode ser a um cais, trapiche ou a outra embarcação que esteja atracada. Neste último caso, diz-se que a atracação foi a contrabordo.
Pergunta 2 de 25
2. Pergunta
4 pontos
Como se chama a ação de prender (ou amarrar) uma embarcação a uma boia?
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: chama-se “pegar a boia”, a ação de se pegar uma boia, para amarrarmos uma embarcação. Nessa ação, devemos proceder aproados a ela, com pouco seguimento.
Incorreto
Errado: chama-se “pegar a boia”, a ação de se pegar uma boia, para amarrarmos uma embarcação. Nessa ação, devemos proceder aproados a ela, com pouco seguimento.
Pergunta 3 de 25
3. Pergunta
4 pontos
O que vem a ser tença?
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: O poder de unhar a âncora depende da natureza do fundo, da tença. Os melhores fundos chamados de BOA TENÇA são os de areia, lama, cascalho ou uma combinação deles. Para embarcações de esporte e recreio, deve-se usar a âncora DANFORTH e evitar os fundeadouros de areia dura.
Incorreto
Errado: O poder de unhar a âncora depende da natureza do fundo, da tença. Os melhores fundos chamados de BOA TENÇA são os de areia, lama, cascalho ou uma combinação deles. Para embarcações de esporte e recreio, deve-se usar a âncora DANFORTH e evitar os fundeadouros de areia dura.
Pergunta 4 de 25
4. Pergunta
4 pontos
São peças fixadas aos cais que servem para prender as espias das embarcações quando atracadas:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Os cabeços são peças fixadas aos cais e trapiches que servem para fixarmos as espias das embarcações quando atracadas. Os cabeços são constituídos basicamente de uma estrutura de ferro maciço, encravadas no cais e trapiches, podendo ser singelo ou duplo, destinado a aguentar as voltas dos cabos de amarração das embarcações.
Incorreto
Errado: Os cabeços são peças fixadas aos cais e trapiches que servem para fixarmos as espias das embarcações quando atracadas. Os cabeços são constituídos basicamente de uma estrutura de ferro maciço, encravadas no cais e trapiches, podendo ser singelo ou duplo, destinado a aguentar as voltas dos cabos de amarração das embarcações.
Pergunta 5 de 25
5. Pergunta
4 pontos
Para provermos a defesa da embarcação conta choques no cais, devemos colocar presas ao costado ou cais?
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Para evitar as possíveis pancadas no costado contra o cais podemos passar (pendurar) pela borda do barco que está atracado algumas peças macias de borracha, ou outro material, chamadas de DEFENSAS.
Incorreto
Errado: Para evitar as possíveis pancadas no costado contra o cais podemos passar (pendurar) pela borda do barco que está atracado algumas peças macias de borracha, ou outro material, chamadas de DEFENSAS.
Pergunta 6 de 25
6. Pergunta
4 pontos
O excesso de peso em partes altas de uma embarcação ou a má distribuição de pesos em relação às laterais de uma embarcação, prejudica:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Os fatores que influenciam na estabilidade de uma embarcação são, fundamentalmente a disposição dos pesos de bordo, o deslocamento da embarcação e a forma de carena da embarcação. É chamado CARENA, o invólucro do casco abaixo da linha d’agua também denominada obras vivas.
Incorreto
Errado: Os fatores que influenciam na estabilidade de uma embarcação são, fundamentalmente a disposição dos pesos de bordo, o deslocamento da embarcação e a forma de carena da embarcação. É chamado CARENA, o invólucro do casco abaixo da linha d’agua, também denominada obras vivas.
Pergunta 7 de 25
7. Pergunta
4 pontos
São medidas lineares de uma embarcação:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: As principais medidas lineares de uma embarcação são: comprimento, boca, pontal e contorno.
Incorreto
Errado: As principais medidas lineares de uma embarcação são: comprimento, boca, pontal e contorno.
Pergunta 8 de 25
8. Pergunta
4 pontos
Das alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta o melhor tipo de tença (fundo) para fundeio de nossa embarcação:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: das alternativas acima, areia ou lama, são os tipos de tença (fundo) que deverá ser escolhido para fundeio de nossa embarcação para que a âncora permaneça bem firme, sem sai do local para em qual foi lançada. Os melhores fundos chamados de boa tença são os de areia, lama, cascalho ou uma combinação deles.
Incorreto
Errado: das alternativas acima, areia ou lama, são os tipos de tença (fundo) que deverá ser escolhido para fundeio de nossa embarcação para que a âncora permaneça bem firme, sem sai do local em qual foi lançada. Os melhores fundos chamados de boa tença são os de areia, lama, cascalho ou uma combinação deles.
Pergunta 9 de 25
9. Pergunta
4 pontos
Devemos evitar fundear em área:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: devemos evitar fundear em área com possibilidade de ventos e correntes muito fortes.
Incorreto
Errado: devemos evitar fundear em área com possibilidade de ventos e correntes muito fortes.
Pergunta 10 de 25
10. Pergunta
4 pontos
Estando os tanques da embarcação com seus volumes pela metade e um considerável volume de água no porão, podemos afirmar que a embarcação estará com sua estabilidade sobe o efeito de:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Em um tanque parcialmente cheio o conteúdo se movimenta com o movimento da embarcação. Este movimento é chamado de Superfície Livre.
Incorreto
Errado: Em um tanque parcialmente cheio o conteúdo se movimenta com o movimento da embarcação. Este movimento é chamado de Superfície Livre.
Pergunta 11 de 25
11. Pergunta
4 pontos
São partes de uma embarcação:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Convés, costado e quilha são algumas partes de grande importância em uma embarcação. Convés é o fechamento do casco. Costado é o invólucro do casco acima da linha d’água (é o revestimento do casco). Quilha é a peça robusta disposta em todo o comprimento do casco, em sua parte inferior, constituindo-se na “espinha dorsal” da embarcação. A quilha, tal como a nossa coluna vertebral é a parte mais importante na estrutura do barco.
Incorreto
Errado: Convés, costado e quilha são algumas partes de grande importância em uma embarcação. Convés é o fechamento do casco. Costado é o invólucro do casco acima da linha d’água (é o revestimento do casco). Quilha é a peça robusta disposta em todo o comprimento do casco, em sua parte inferior, constituindo-se na “espinha dorsal” da embarcação. A quilha, tal como a nossa coluna vertebral é a parte mais importante na estrutura do barco.
Pergunta 12 de 25
12. Pergunta
4 pontos
Quando em mar ruim, para vencer as ondas grandes, deve-se acelerar e desacelerar o motor da seguinte forma:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Com a embarcação aproada ao mar, o período aparente de oscilação da onda diminui à proporção que se aumenta a velocidade. Assim, todo o aumento de velocidade aproxima a embarcação do sincronismo com a vaga, fazendo-a jogar mais. Desse modo, em mar ruim, para vencer as ondas grandes deve-se acelerar na subida e desacelerar na descida.
Incorreto
Errado: Com a embarcação aproada ao mar, o período aparente de oscilação da onda diminui à proporção que se aumenta a velocidade. Assim, todo o aumento de velocidade aproxima a embarcação do sincronismo com a vaga, fazendo-a jogar mais. Desse modo, em mar ruim, para vencer as ondas grandes deve-se acelerar na subida e desacelerar na descida.
Pergunta 13 de 25
13. Pergunta
4 pontos
É a medida vertical entre o convés principal e a quilha:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: O pontal ou pontal moldado é a medida vertical entre o convés principal e a quilha.
Incorreto
Errado: O pontal ou pontal moldado é a medida vertical entre o convés principal e a quilha.
Pergunta 14 de 25
14. Pergunta
4 pontos
Ao fundearmos uma embarcação, uma das principais preocupações é que o local seja:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Incorreto
Pergunta 15 de 25
15. Pergunta
4 pontos
Quando houver risco de mau tempo ou fundeio demorado, qual a regra para se determinar o comprimento da amarra?
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Alguns autores recomendam 5 a 7 vezes a profundidade do local em caso de mau tempo ou fundeio por longo período. Para fundear em águas tranquilas e com pouco vento, o comprimento mínimo é de 3 vezes a profundidade do local.
Incorreto
Errado: Alguns autores recomendam 5 a 7 vezes a profundidade do local em caso de mau tempo ou fundeio por longo período. Para fundear em águas tranquilas e com pouco vento, o comprimento mínimo é de 3 vezes a profundidade do local.
Pergunta 16 de 25
16. Pergunta
4 pontos
Para segurança da embarcação, devemos proceder a diversas verificações antes de sairmos para navegar, exceto:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Incorreto
Pergunta 17 de 25
17. Pergunta
4 pontos
A parte do barco que corresponde a 000° (zero zero zero graus) relativos é chamada de:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: As marcações relativas são medidas como ângulos a partir da proa da embarcação até o objeto (alvo) no sentido dos ponteiros de um relógio de 000° a 360°
Incorreto
Errado: As marcações relativas são medidas como ângulos a partir da proa da embarcação até o objeto (alvo) no sentido dos ponteiros de um relógio de 000° a 360°
Pergunta 18 de 25
18. Pergunta
4 pontos
Quando uma embarcação é levada pelo vento, maré ou corrente, arrastando pelo fundo sua âncora, diz-se, na linguagem marinheira, que ela está:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Garrando, garrar ou desunhar, são os termos corretos quando uma embarcação fundeada deslocar-se em virtude de haver-se desunhado sua âncora por ação do vento, maré, correnteza.
Incorreto
Errado: Garrando, garrar ou desunhar, são os termos corretos quando uma embarcação fundeada deslocar-se em virtude de haver-se desunhado sua âncora por ação do vento, maré, correnteza.
Pergunta 19 de 25
19. Pergunta
4 pontos
Qual das correlações abaixo está totalmente correta?
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Os lados da embarcação são bordos e o de Boreste fica à direita, logo o de Bombordo fica a esquerda. Se você estiver na parte da frente da embarcação estará a vante, se estiver na parte de trás, estará a ré.
Incorreto
Errado: Os lados da embarcação são bordos e o de Boreste fica à direita, logo o de Bombordo fica a esquerda. Se você estiver na parte da frente da embarcação estará a vante, se estiver na parte de trás, estará a ré.
Pergunta 20 de 25
20. Pergunta
4 pontos
Nós e Voltas, é o nó usado, principalmente para unir cabos de diferentes bitolas:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Nó de escota, usado para unir (emendar) dois cabos de diferentes bitolas pelo chicote ou um chicote a um olhal ou alça.
Incorreto
Errado: Nó de escota, usado para unir (emendar) dois cabos de diferentes bitolas pelo chicote ou um chicote a um olhal ou alça.
Pergunta 21 de 25
21. Pergunta
4 pontos
São perigos à embarcação em águas interiores, exceto:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Analisando a questão proposta, vemos que correnteza e marolas são fatores comuns na navegação aquaviária. As demais alternativas apresentam como elemento a mais, o perigo de colisão da embarcação que pode danificar ou levar a embarcação a pique (afundar)
Incorreto
Errado: Analisando a questão proposta, vemos que correnteza e marolas são fatores comuns na navegação aquaviária. As demais alternativas apresentam como elemento a mais, o perigo de colisão da embarcação que pode danificar ou levar a embarcação a pique (afundar)
Pergunta 22 de 25
22. Pergunta
4 pontos
Tipo de âncora que devido ao grande poder de unhar vem tendo ótima aceitação no mercado de embarcações amadoras:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo. A âncora bruce é especialmente recomendada para o uso em moto aquática (jet ski). As melhores são de inox, pesam 2,5kg e já acompanham gato de engate, cabo e bolsa.
Incorreto
Errado. A âncora bruce é especialmente recomendada para o uso em moto aquática (jet ski). As melhores são de inox, pesam 2,5kg e já acompanham gato de engate, cabo e bolsa.
Pergunta 23 de 25
23. Pergunta
4 pontos
Qual o significado da expressão “a matroca”?
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: Diz que a embarcação está “a matroca” quando segue com a correnteza, sem arrastar as âncoras ou a amarra. (Arte Naval Cap. 12)
Incorreto
Errado: Diz que a embarcação está “a matroca” quando segue com a correnteza, sem arrastar as âncoras ou a amarra. (Arte Naval Cap. 12)
Pergunta 24 de 25
24. Pergunta
4 pontos
Para pegarmos uma boia, para amarramos uma embarcação a ela, devemos proceder:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo: O procedimento para se pegar uma boia, a fim de amarrarmos uma embarcação a ela, deve ser: aproar a ela, com pouco seguimento.
Incorreto
Errado: O procedimento para se pegar uma boia, a fim de amarrarmos uma embarcação a ela, deve ser: aproar a ela, com pouco seguimento.
Pergunta 25 de 25
25. Pergunta
4 pontos
É a manobra de lançar uma âncora ao fundo para com ela manter a embarcação segura e parada em determinado local no mar:
1.
2.
3.
4.
5.
Correto
Certo. A esta ação também dar-se o nome de ancorar. Lembrando que suspender é içar a âncora, recolhendo a amarra do fundo, para permitir a movimentação da embarcação.
Incorreto
Errado. A esta ação também dar-se o nome de ancorar. Lembrando que suspender é içar a âncora, recolhendo a amarra do fundo, para permitir a movimentação da embarcação.